Desenvolver as habilidades em vendas pode ajudar profissionais de diferentes áreas a melhorar sua performance e se destacar. Você sabe o que ser empregável? É se manter desejado pelo mercado de trabalho. Isso significa que trabalhadores empregáveis são aqueles que as empresas mais desejam reter. Em um mercado cada vez mais competitivo, buscar estratégias para se diferenciar é fundamental. E as habilidades de vendas podem ajudar profissionais de várias áreas a se destacar, seja através de treinamento de vendas, consultoria ou coaching de vendas.
Um excelente vendedor reúne habilidades múltiplas como: motivação, entusiasmo, atitude, conhecimento técnico, autoconhecimento, autoconfiança, facilidade de comunicação e relacionamento com colegas e clientes. “Essas características são importantes para profissionais de todas as áreas. Contribuem para um melhor desempenho no trabalho e melhoram a qualidade dos nossos relacionamentos, tanto do ponto de vista profissional, quanto pessoal”.
MAS E AGORA? POR ONDE COMEÇAR?
O primeiro passo para quem busca alavancar sua carreira é o autoconhecimento. O profissional que tem consciência sobre o seu perfil consegue se inserir com mais segurança e sabedoria no mercado de trabalho ou se desenvolver como empreendedor e passa através desse nível à relacionar melhor com as lideranças e com seus pares. O autoconhecimento permite que cada um possa identificar seus pontos fortes e fracos e desenvolver as habilidades necessárias para a atividade que desempenha.
Desconfie de fórmulas mágicas de sucesso. A melhor maneira de buscar autoconhecimento é observar a si mesmo. Perceba se você é mais comunicativo ou introspectivo, metódico ou gosta de liberdade para controlar seus horários e tarefas, tem facilidade em organizar o tempo. A partir daí, o segundo passo é identificar as habilidades que precisa desenvolver e ir em busca de conhecimento específico para isso.
Como as habilidades de vendas podem ajudar você a se destacar no mercado?
As principais habilidades de um excelente vendedor são: boa comunicação, ímpeto de resultado, disciplina pessoal, organização, flexibilidade, compreensão das necessidades do cliente e domínio do que ouve e fala.
Quando colocadas em prática, essas habilidades podem ajudar qualquer profissional a se destacar também.
1. Ímpeto de resultado
Em toda minha carreira como vendedor, me perguntavam: Fabricio, o que ocorre contigo que todo dia você está nessa preocupação insana com o acompanhamento diário de atingimento de metas? Minha resposta era simples e direta: Esse é o ímpeto de um vendedor que tem vendas correndo nas veias, o dia que eu reduzir essa preocupação, a empresa cai em resultado, eu caio junto, e junto comigo vai meia dúzia, afinal tudo começa quando uma venda acontece, e se não tem vendas, não tem administrativo, não tem almoxarifado, assistência técnica, etc, etc,,,. Por isso, esse ímpeto tem que pulsar em suas veias diariamente, arregace as mangas e transpire, isso é vendas!
2. Comunicação
Uma boa comunicação, assertiva e objetiva, faz com que as pessoas confiem em você. Aqui entra também a capacidade de argumentação. Respostas diretas, honestas e precisas, que acabem com as dúvidas do cliente ou do chefe, são importantes para criar vínculos de confiança.
3. Disciplina e marketing pessoal
Cuide do seu marketing pessoal. Já parou para pensar que imagem você transmite quando chega a um lugar em que ninguém te conhece? Que imagem você gostaria de transmitir? Com base nesta reflexão escolha seu estilo pessoal. Vista-se de acordo com a função que exerce e o público com o qual se relaciona. Evite atrasos e cultive bons hábitos e comportamentos.
4. Organização
Esta é uma qualidade que demonstra profissionalismo e seriedade. Uma pessoa organizada não atrasa ou esquece compromissos, tem informações de clientes sempre acessíveis quando necessárias. Empresas e profissionais que não tem uma vida bem organizada, estão ficando de lado no mercado.
5. Flexibilidade
Pessoas flexíveis têm maior habilidade em controlar e contornar imprevistos. Isso é muito importante na vida pessoal e profissional. Um imprevisto pode causar desconforto se não for bem gerenciado. Para que isso não reflita na imagem que o cliente tem do profissional e, por consequência, da empresa, é importante que haja flexibilidade para lidar com situações inesperadas da melhor forma.
6. Compreensão das necessidades do cliente
Um bom vendedor é intuitivo e observador em relação às necessidades de seus clientes. Assim, percebe e antecipa a melhor forma de atendê-los. Para isso, são necessárias habilidades de relacionamento pessoal e a capacidade de entender desejos e vontades, mesmo aquelas não declaradas. Nem sempre consumidores sabem descrever exatamente o que querem, mas um vendedor capacitado está apto a reconhecer as necessidades de seus clientes. Ouvir atentamente o que o outro tem a dizer, fazer perguntas claras e específicas podem ajudar você a identificar as reais necessidades do seu cliente ou parceiro de trabalho.
7. Domínio do que ouve e fala
Pratique a escuta ativa, MAS de VERDADE, afinal o momento da comunicação tem 04 fases: a) O que eu quero dizer; b) O que eu penso que digo; c) O que o cliente ouve; d) A conversa interior do cliente com ele mesmo….por isso, muito cuidado nessa hora.